Unidade da Prevent Senior é referência em diálise no Brasil e possui certificação internacional de qualidade

Unidade da Prevent Senior é referência em diálise no Brasil e possui certificação internacional de qualidade

17 de abril de 2023

Rede Própria

A operadora de saúde especialista em pessoas foi a primeira fora dos Estados Unidos a receber a certificação NDAC, uma das principais da área de Nefrologia

Unidade especializada em Nefrologia, o Hospital Sancta Maggiore Liberdade está localizado no bairro que carrega em seu DNA os traços inconfundíveis da cultura japonesa. Dos restaurantes às lojas de artigos nipônicos, uma região que nos transporta a um país de uma cultura riquíssima, que é sinônimo de modernidade e tradição, por mais antagônico que isso possa parecer. E, dentro desse cenário, o HSME Liberdade está perfeitamente alinhado com o que há de melhor em tecnologia médica e cuidados diferenciados, com estrutura alusiva ao Japão. Que tal conhecer a unidade e seus diferenciais? Continue a leitura do post de hoje, aqui no Blog da Prevent.

Leia no Blog da Prevent: mandamos nossa médica para Marte


Certificação internacional NDAC

Certificação norte-americana específica para diálise, do NATIONAL DIALYSIS ACCREDITATION COMMISSION, atesta a qualidade do serviço nos Estados Unidos. Em janeiro de 2020, o órgão lançou a certificação global para tal. A Prevent Senior foi a primeira operadora de saúde fora dos EUA a conseguir tal certificação. A unidade atendeu às exigências do manual, que tem mais de 300 páginas, e ainda recebeu a equipe do órgão durante uma semana. O processo envolveu compreender e atestar todos os processos, desde o recebimento dos pacientes, auditoria de prontuário, entrevista com beneficiários, etc.


Foco em pessoas, desde o princípio

A Prevent Senior é especialista em pessoas porque todos os esforços são direcionados para seus beneficiários, para cuidar da saúde e proporcionar o melhor acolhimento.

“O HSME Liberdade foi pensado para ser uma unidade referência em nefrologia, tanto na excelência do tratamento de diálise quanto organização do fluxo de pessoas, pois aproveitamos ao máximo o tempo que o paciente passa em terapia, com trabalhos específicos de fisioterapia intradialítica, acupuntura e eletroestimulação”, afirma o diretor-médico da unidade, o especialista em nefrologia dr. Carlos Isaac. O médico destaca, também, que a unidade é uma das maiores referências em todo o Brasil na modalidade de Hemodiafiltração, uma modalidade moderna de filtragem do sangue de pacientes com perda de capacidade renal, superior à hemodiálise convencional.

Sobre a fisioterapia intradialítica, Carlos ressalta a importância do trabalho durante o tratamento. “Para estimular o paciente, são fundamentais alguns tipos de exercícios, já que a pessoa em diálise sofre com a perda muscular e enfraquecimento. Então, os fisioterapeutas realizam atividades com halteres, caneleiras e faixas elásticas, assim como movimentos que trabalham o condicionamento cardíaco”.

Hemodiálise no Hospital Sancta Maggiore Liberdade

A hemodiálise é um procedimento essencial na vida de quem sofre com a falência dos rins. Consiste em um equipamento que filtra e limpa o sangue, eliminando resíduos, como líquidos e sal. Em outras palavras, faz parte do trabalho que o rim doente não consegue mais cumprir. Dentro desse cenário, os beneficiários da operadora de saúde especialista em pessoas contam com uma infraestrutura moderna e ampla, com 39 pontos de diálise de altíssimo padrão.

A administradora da unidade, Amanda Aparecida Pereira, destaca a condição de referência na terapia em HDF (Hemodiafiltração). “Aqui no HSME Liberdade, conseguimos atender uma média mensal de mais de 250 pessoas, um número muito acima do que é praticado fora da operadora. Quando abrimos a unidade, em 2018, era o maior serviço de HDF do mundo. O HSME Liberdade consegue trabalhar em quatro turnos (outros locais, normalmente, realizam três) e isso garante um atendimento amplo”.

Todos os equipamentos de HDF são próprios. Inclusive, a terapia em HDF não fazia parte do rol da ANS no momento de abertura da unidade. Logo, foi uma liberalidade da operadora, por entender seus benefícios diretos e indiretos. Hoje, já é uma obrigatoriedade da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Terapia em HDF: Hemodiafiltração

Trata-se de uma terapia renal de substituição, um processo de purificação do sangue de pessoas cujos rins não funcionam normalmente. A filtração do sangue é feita através de uma membrana semipermeável – dialisador. Esta filtração é feita por convecção e por difusão. Muitos pacientes com conhecimento sobre a terapia, procuram “tratamento com HDF” e a unidade oferece isso.

Você sabia?

Os enfermeiros que trabalham na unidade possuem treinamento em nefrologia, o que é um grande diferencial da Prevent Senior. São profissionais que passam por atualizações constantes na área. Aliás, no Hospital Sancta Maggiore Liberdade, o compromisso com a evolução é sempre uma prioridade. Além da hemodiálise, a unidade também conta com sala de procedimentos (para implante de cateter tunelizado e confecção de fístula arteriovenosa) e ambulatório para atendimento geriátrico, neurológico e nefrológico.


Leia no Blog: conheça a nova versão do APP Prevent Senior

“Coração da hemodiálise” - OSMOSE

É um sistema de tratamento da água que segue para as máquinas de hemodiálise. A unidade conta com dois reservatórios (50.000 e 20.000 litros de água). O fornecimento é feito diretamente pela SABESP, que então passa pelo procedimento de filtração para chegar ao nível de “ultra pura”. O sistema funciona em “looping”, ou seja, a água que não é aproveitada nas máquinas de diálise volta para purificação novamente. Também há uma central para medição da qualidade de água.


A nutrição tem papel fundamental

Parte do que faz o HSME Liberdade uma referência em hemodiálise é a equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais. “Uma das maiores preocupações é em relação à alimentação do paciente, ou seja, o reforço nutricional que ele precisa em razão do tratamento, com o objetivo de garantir um consumo correto de calorias e proteínas”, complementa o nutricionista clínico Paulo Felipe Rodrigues dos Santos.

Sempre que o paciente termina o procedimento de diálise, ele recebe um kit-lanche para levar para casa. Além disso, sempre que os pacientes são indicados para o HSME Liberdade, seja para vaga fixa ou de transição, eles passam por um diagnóstico nutricional. São verificados alguns pontos, como consumo diário de alimentos, perda de peso, etc. Objetivo é garantir um consumo correto de calorias e proteínas. A suplementação na unidade ou para dispensação também é feita.

É realizada uma análise de bioimpedância, um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. O paciente, ao chegar para o seu tratamento, já indica o cardápio do kit nutricional que levará para casa. Normalmente, um suco ou iogurte, uma fruta e um lanche protéico (pão recheado com carne louca, frango ou queijo branco).

O paciente recebe também kits com receitas que ajudam a variar o cardápio do dia a dia. São materiais completos, com muitas opções de pratos e bebidas, com todas as informações nutricionais necessárias. A equipe de nutrição tem contato direto com a equipe clínica, para analisar em conjunto o que cada paciente precisa, o que pode ser aprimorado em termos nutricionais e assim por diante.

Leia no Blog: conheça as reconstruções faciais que transformam vidas

Diálise peritoneal

A diálise peritoneal é uma outra forma de tratamento. A escolha entre hemodiálise e diálise peritoneal depende das condições clínicas e da escolha do próprio paciente. Uma vantagem desse método é que, após um período de treinamento, o beneficiário pode realizá-lo em casa, de maneira independente.

Para tal, na unidade, o paciente e o acompanhante recebem todas as orientações para a utilização do equipamento, inclusive com a Prevent Senior concedendo a máquina para realização da terapia. Uma vez ao mês, esse mesmo paciente passa por consulta para verificar o andamento do tratamento, uso do equipamento, etc. Também é feita uma avaliação na residência da pessoa para verificar diversos pontos, como local de instalação, condições de higiene e até mesmo a presença de Pets, que podem interferir no correto funcionamento.

Outro ponto positivo, que garante muito mais comodidade: por medição online é possível acompanhar os dados enviados pelo equipamento, o que permite um controle muito eficaz. Os pacientes não encontram dificuldade para usar a máquina. Mas, em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com rapidez com a equipe.

Reconhecimento

A equipe do HSME Liberdade foi convidada para um benchmark, para conhecer como é gerenciado esse tipo de tratamento na UNESP de Botucatu, que é referência de diálise peritoneal na América Latina. Durante a visita, com o compartilhamento de informações sobre como é feito o trabalho na Prevent Senior (na Liberdade), os profissionais ficaram impressionados com os números apresentados e solicitaram uma visita ao HSME Liberdade, para conferir tudo de perto, um intercâmbio valoroso tanto para a instituição de ensino quanto para a operadora especialista em pessoas.

Assistente social

A unidade conta com uma assistente social para receber e orientar o beneficiário no que for preciso, seja em trâmites internos no próprio hospital ou em outros serviços ofertados pela Prevent Senior, ou até em serviços públicos a que o paciente, por sua condição, possa ter direito, como gratuidade em transporte ou outros benefícios. Por exemplo, para informar sobre o Atende São Paulo, um serviço da Prefeitura da capital paulistana que consiste no traslado gratuito de pacientes com necessidades específicas de locomoção. Também auxilia na resolução de problemas com boletos, agendamentos, etc. Além disso, por liberalidade da operadora, há um serviço de van que realiza o transporte dos beneficiários das estações de metrô próximas até a unidade.

Medicamentos de alto custo

O Hospital Sancta Maggiore Liberdade recebe medicamentos de alto custo do AME Maria Zélia, um ambulatório público. Anteriormente, os próprios pacientes precisavam retirar tais medicamentos, o que poderia não garantir 100% do que necessitavam. O armazenamento também poderia ser inadequado, pela falta de orientação. Ao englobar tal ação, a unidade passou a oferecer ainda mais acolhimento e, consequentemente, assegurar tratamentos mais adequados.



Localização e telefones de contato

O Hospital Sancta Maggiore Liberdade está localizado na Rua Mituto Mizumoto, 596, no bairro da Liberdade (SP). CLIQUE AQUI E VEJA COMO CHEGAR! Para quem vai de carro, há estacionamento na unidade. Outras opções são as estações Japão-Liberdade e São Joaquim do metrô (linha azul).

Horário de atendimento: 6h às 00h, de segunda a sábado.

Entre em contato:

> Geral I: (11) 3003-2442

> Geral II: (11) 4085-9550

> Nefrologia I: (11) 3003-2442

> Nefrologia II: (11) 4085-9550



A Prevent Senior

A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 26 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.


#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.


ATENÇÃO! Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, recomendar tratamentos e receitar medicamentos. Em caso de suspeita de sintomas, agende uma consulta ou procure uma das unidades de pronto atendimento da Prevent Senior.