Equipe da rede hospitalar Sancta Maggiore realiza com sucesso Simulado Médico em Interlagos

Equipe da rede hospitalar Sancta Maggiore realiza com sucesso Simulado Médico em Interlagos

3 de novembro de 2022

Prevent Senior NewOn

Profissionais extraíram pilota de um cockpit, levaram-na até a uma ambulância e em seguida a transportaram, de helicóptero, até o hospital Sancta Maggiore Dubai

Os profissionais da rede hospitalar Sancta Maggiore, que integra o Grupo Prevent Senior, realizaram, com sucesso, o Simulado Médico, na manhã deste sábado (29/10), no autódromo de Interlagos. A equipe simulou a extração de uma pilota de um cockpit, na reta dos boxes. Os paramédicos a colocaram numa prancha e em seguida a conduziram até uma ambulância. Em seguida, o veículo a levou até o heliporto do autódromo, de onde partiu o helicóptero UTI Airbus EC135, de fabricação alemã, que cumpriu em três minutos um percurso de 13km até o hospital Sancta Maggiore Dubai.

Helicóptero da Air Jet Táxi Aéreo do Grupo Prevent Senior
Helicóptero utilizado para transportar a vítima até o hospital durante o simulado / crédito: Rodrigo Ruiz

O médico Álvaro Razuk, diretor-executivo da Prevent Senior, responsável pelo serviço de remoção médica no GP São Paulo de F1, avaliou positivamente o trabalho da equipe de atendimento médico, que será composta por 120 profissionais no final de semana do GP (11 a 13 de novembro).

“Com esse Simulado Médico, nós atingimos nosso objetivo, que é recriar experiências da vida real. Por meio desse trabalho, conseguimos identificar todos os perigos latentes, se as posições em que colocamos os equipamentos são adequadas, se a distribuição dos profissionais está bem feita, se os fluxos são bem coordenados”, disse Razuk. “Cabe acrescentar que a pilota é uma médica, capaz de identificar se foi bem atendida e em quais pontos podemos promover melhorias”.

Nesta quinta-feira (3/11), haverá um novo Simulado Médico, com um carro de fórmula 1. A equipe realizará ainda treinamentos diários, até a próxima sexta-feira (4/11), das 7h às 17h. O conjunto de profissionais vem realizando treinos de extração há um mês, segundo Razuk.

O treinamento se estendeu ao interior do hospital Sancta Maggiore Dubai, onde a “vítima” do acidente foi conduzida até a tomografia e a sala de emergência.

A rede Sancta Maggiore assumiu o Serviço Médico Oficial do GP em 2021. No ano passado, o primeiro da parceria, ele já foi considerado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) o melhor sistema de atendimento do circuito internacional da categoria. A parceria se estende até 2024. Durante o GP, profissionais ligados à etapa de Miami vão visitar o centro médico montado em Interlagos, considerado benchmark na F1.

No Simulado Médico deste sábado, foi incorporada uma novidade: o team leader da atividade, o cirurgião cardíaco Marcos Cunha, utilizou um equipamento chamado clinical eye, óculos que filmam os trabalhos a partir da perspectiva do profissional e enviam as imagens em tempo real para a equipe de monitoramento.

Médico usando óculos que transmite imagens do atendimento em tempo real para uma equipe de monitoramento
Tecnologia usada para transmitir imagens do atendimento em tempo real para uma equipe de monitoramento / crédito: Rodrigo Ruiz

Pedro Rosolen Júnior, vice-diretor médico do GP São Paulo de F1, aprovou os trabalhos deste sábado. “Nossa equipe está muito bem preparada, e mostrou que está apta a lidar com cada eventualidade que surja. A F1 é um show feito com base em detalhes, e na área médica não é diferente. Qualquer deslize pode causar uma lesão, e por esse motivo é que temos de estar muito bem treinados”.