Prêmio Brasil Olímpico 2022: Rebeca Andrade e Alison dos Santos vencem na categoria Atleta do Ano

Prêmio Brasil Olímpico 2022: Rebeca Andrade e Alison dos Santos vencem na categoria Atleta do Ano

3 de fevereiro de 2023

Prevent Senior NewOn

Evento também foi marcado por condecorações aos melhores atletas em cada modalidade e outros prêmios, como o Atleta de Torcida e Prêmio Inspire

Uma noite com palco repleto de histórias inspiradoras e exemplos de perseverança e garra brasileira. As grandes estrelas do esporte nacional brilharam na 23ª edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), que aconteceu nesta quinta-feira (2/3), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), parceiro do Prevent Senior NewOn, homenageou as grandes performances e personalidades do ano de 2022. Como resultado, Rebeca Andrade e Alison dos Santos levaram o troféu de Atleta do Ano nas categorias feminino e masculino, enquanto Hugo Calderano (tênis de mesa) foi considerado o Atleta de Torcida pelo voto popular. Já a ginasta Rebeca Andrade recebeu sua segunda premiação na noite, o Prêmio Inspire, categoria que homenageia trajetórias inspiradoras.

A vencedora da categoria feminina Rebeca Andrade, aos 23 anos, conquistou o ouro no Mundial de Ginástica Artística de Liverpool na categoria individual, a mais nobre da modalidade. Nessa temporada, a medalhista olímpica (Tóquio 2021 – ouro no salto e prata no individual geral), também ganhou medalha de bronze no solo no Mundial, ao som da aclamada trilha “Baile de Favela”.

A ginasta recebeu o prêmio com muita emoção e, em agradecimento, ressaltou a importância de todo o suporte da medicina desportiva durante sua trajetória. “Gostaria muito de agradecer, mais uma vez, a toda equipe multidisciplinar que está sempre ao meu lado para eu voltar todas as vezes [a competir], para eu conseguir realizar os meus sonhos e alcançar meus maiores objetivos depois de cada lesão”. Ela também destacou sua história de parceria com o treinador, Francisco Porath, o Chico. “Agradeço ao Chico que nunca largou minha mão e é quase um pai para mim. Se não fosse por você eu não estaria aqui. A gente tem uma história muito bonita juntos e espero continuar conquistando muitas coisas ao seu lado ainda”.

Rebeca Andrade segurando o troféu de Atleta do Ano
Rebeca Andrade segurando o troféu de Atleta do Ano - Crédito: Wander Roberto/COB

Já na categoria masculina, Alison dos Santos, que é o primeiro atleta de pista do Brasil a vencer o principal circuito do atletismo mundial, a Diamond League, ganhou o grande prêmio do PBO. “Piu”, como é conhecido, ficou invicto na temporada de 2022 e ainda conquistou o título inédito nos 400m com barreiras no Mundial de Atletismo de Eugene (Oregon, nos Estados Unidos), quando quebrou o recorde da competição (46”29).

Com o troféu de Melhor Atleta nas mãos, Piu agradeceu o reconhecimento e apoio que recebeu durante toda a temporada. “Agradeço a todos aqui. Hoje aqui só estão os melhores dos melhores. Gostaria de parabenizar a todos que fizeram parte dessa trajetória e que conquistaram isso com a gente. E também falar da representatividade que é trazer esse resultado e ser inspiração para o Brasil. É algo muito importante para gente como atleta”. O número 1 do atletismo também demonstrou entusiasmo com a temporada de 2023 e já está sonhando em alcançar maiores patamares. “A gente já tá feliz com o que a gente fez, mas sonhando com o que podemos fazer ainda. Momentos e prêmios como esse são a motivação a mais para estarmos cada vez sonhando mais alto”.

Alison dos Santos segurando o troféu de Atleta do Ano
Alison dos Santos segurando o troféu de Atleta do Ano - Crédito: Wander Roberto/COB

Os dois vencedores da premiação máxima da festa concorreram ao lado dos atletas Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Rayssa Leal (skate), Filipe Toledo (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem). Os seis indicados foram campeões mundiais na temporada, ano que o Brasil conquistou 23 medalhas de ouro em campeonatos mundiais e competições equivalentes.

Escolha do público

Outros destaques da noite foram os prêmios "Atleta de Torcida" e "Inspire", que permitiram votação popular para escolha dos vencedores.

Na categoria "Atleta de Torcida", foram indicados oito atletas que tiveram destaque na temporada, tanto na modalidade que disputam como nas redes sociais. Como resultado, o mesatenista Hugo Calderano recebeu o prêmio, superando o segundo colocado, Alison dos Santos, em votação popular. Hugo venceu com 45% dos mais de 72 mil votos e repetiu o feito de 2019, quando também ganhou o troféu da categoria.

Criado para homenagear as mulheres por meio da escolha da atleta mais inspiradora do ano, o “Prêmio Inspire” teve cinco indicações na edição de 2022. Rebeca Andrade conquistou seu segundo prêmio da noite, deixando as concorrentes Ana Marcela Cunha (águas abertas), Bia Haddad Maia (tênis), Mayara Aguiar (judô) e Rafaela Silva (judô) para trás.

O Prevent Senior New On, parceiro do Comitê Olímpico Brasileiro, esteve presente na cerimônia. Representando todo o dedicado trabalho na temporada de 2022, a diretora médica Paola Vernick marcou presença no PBO e entregou os prêmios no palco para cinco atletas vencedores por modalidade: Alice Melo, do ciclismo pista; Guilherme Abel Rocha, da patinação velocidade; Beatriz Cardoso, do remo; Letícia Belorio, do polo aquático; e Luan dos Santos, do breaking. O Oscar do esporte nacional encerrou nesta noite de quinta-feira (2/1) com a participação do cantor L7NNON (L7) interpretando a canção “Gratidão” que emocionou a plateia presente.

Reconhecimento por modalidade

O evento também foi marcado pelo reconhecimento aos atletas que foram os melhores em sua modalidade (olímpica e sul-americana) na mesma temporada. Veja a lista completa dos 55 vencedores:

Águas Abertas - Ana Marcela Cunha

Atletismo - Alison dos Santos

Badminton - Ygor Coelho

Basquete 3x3 - Vitória Marcelino

Basquete 5x5 - Bruno Caboclo

Boliche - Stephanie Migliore Dubbio Martins e Roberta Camargo Rodrigues

Boxe - Beatriz Ferreira

Breaking - Luan dos Santos

Canoagem Slalom - Ana Sátila Vargas

Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz

Ciclismo BMX Freestyle - Gustavo de Oliveira

Ciclismo BMX Racing - Paola Reis Santos

Ciclismo Estrada - Ana Vitoria Magalhaes

Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini

Ciclismo Pista - Alice de Melo

Desportos na Neve - Jaqueline Mourão

Desportos no Gelo - Nicole Silveira

Escalada Esportiva - Anja Köhler

Esgrima - Nathalie Moellhausen

Esqui Aquático - Felipe Simioni Neves

Futebol - Richarlison

Ginástica Artística - Rebeca Andrade

Ginástica de Trampolim - Alice Hellem Gomes

Ginástica Rítmica - Geovanna Santos da Silva

Golfe - Frederico Biondi Figueiredo

Handebol - Bruna Aparecida de Paula

Hipismo Adestramento - João Victor Oliva

Hipismo CCE - Carlos Eduardo Ramadam

Hipismo Saltos - Marlon Zanotelli

Hóquei sobre Grama - Arthur de Azevedo

Judô - Mayra Aguiar

Karatê - Douglas Brose

Levantamento de Peso - Laura Amaro

Natação - Guilherme Costa

Nado Artístico - Laura Miccuci

Patinação Artística - Bianca Corteze Ameixeiro

Patinação Velocidade - Guilherme Abel Rocha

Pentatlo Moderno - Isabela de Abreu

Polo Aquático - Letícia Belorio

Remo - Beatriz Cardoso

Rugby - Luiza Campos

Saltos Ornamentais - Ingrid de Oliveira

Skate - Rayssa Leal

Squash - Laura Souza Bezerra da Silva

Surfe - Filipe Toledo

Taekwondo - Milena Titoneli

Tênis - Beatriz Haddad

Tênis de Mesa - Hugo Calderano

Tiro com Arco - Marcus Vinicius D’Almeida

Tiro Esportivo - Geovana Meyer

Triatlo - Luisa Duarte

Vela - Martine Grael e Kahena Kunze

Vôlei de Praia - Duda Lisboa - Ana Patricia

Voleibol - Gabriela Guimarães

Wrestling - Laís Nunes

Homenagem aos treinadores

Nenhum atleta chega ao pódio sem treino e, por isso, os profissionais responsáveis por grandes campeões brasileiros também tiveram seu momento de destaque durante o Oscar do esporte nacional.

Na edição de 2022, José Roberto Guimarães, comandante da seleção feminina de vôlei, finalista do Mundial e da Liga das Nações, e Felipe Siqueira, mentor de Alison dos Santos, campeão mundial e da Diamond League, receberam troféus de melhores treinadores do ano. Essa é a quinta vez que "Zé", que é parceiro do Prevent Senior NewOn, recebe o título desde 2001, ano em que o prêmio foi criado.

O pentacampeão do prêmio Melhor Técnico subiu aos palcos com grande emoção, agradeceu a todos e homenageou o time feminino de vôlei e todas as mulheres. “Faço um agradecimento especial a todas as mulheres, que me ensinaram tanto. A pergunta que mais recebo é: é mais fácil treinar mulher ou homens? Sou honesto e falo que o mais fácil é treinar homens, mas as mulheres me ensinaram muito mais”. Zé Roberto fez questão de demonstrar a gratidão pelas atletas: “Eu agradeço tudo que aprendi e passei com elas. Pela sensibilidade, pela mudança que tive que ter por ter uma cabeça muito masculina. Agradeço às mulheres por tudo que fizeram na minha vida. Hoje se me colocarem em um time masculino ou feminino, com certeza eu vou para o time feminino”, conclui.

José Roberto Guimarães segurando o troféu de melhor treinador do ano
José Roberto Guimarães segurando o troféu de melhor treinador do ano - Crédito: Wander Roberto/COB

Jogos da Juventude

Durante o PBO, também foram reconhecidos pelo seu desempenho Bianca Reis, do judô, e José Olímpio, da ginástica artística. As duas personalidades receberam os troféus de melhores atletas dos Jogos da Juventude, que no ano de 2022 ocorreu em Aracaju, reunindo mais de quatro mil atletas da nova geração para disputas em 16 modalidades esportivas. A competição é destinada a atletas oriundos de escolas públicas e privadas, com idade máxima de 17 anos.

Troféu Adhemar Ferreira da Silva: honraria aos ex-atletas que fizeram história

Daiane dos Santos, a primeira campeã mundial de ginástica artística do país, recebeu uma das principais honrarias do PBO, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva que é um tributo ao bicampeão olímpico de salto triplo e visa a homenagear atletas e ex-atletas que representam os valores que marcaram a história de Silva

A ex-ginasta, que participou de três jogos olímpicos e ganhou nove ouros em competições mundiais, recebeu o prêmio nos palcos do PBO e foi ovacionada pela plateia. “Agradeço muito à minha família. Mãe, obrigada por ter sido minha base como pessoa. E à minha família de lapidação, que foi o esporte. Obrigada a todos os técnicos por acreditarem nos seus atletas. Esse prêmio representa o que é o esporte de verdade”, agradece Daiane.

Prevent Senior NewOn

O Prevent Senior NewOn é parceiro oficial do Comitê Olímpico Brasileiro e, durante toda a temporada de 2022, fez o que é a sua especialidade: oferecer medicina esportiva de ponta voltada à performance, prevenção de lesões e recuperação pós treinos e provas. E a parceria permanece ativa para ajudar nossos atletas a alcançarem os lugares mais altos do pódio também na temporada de 2023.