Bem ou mal? Saiba como a chegada da primavera interfere na sua saúde

Bem ou mal? Saiba como a chegada da primavera interfere na sua saúde

23 de setembro de 2024

Saúde

O calendário marca hoje, 23 de setembro, o início da primavera, estação conhecida pelo florescimento das plantas e pelo aumento dos níveis de pólen no ar, um sinônimo de renovação para a natureza.

No entanto, para muitas pessoas, essa transição entre as estações pode ser um período desafiador, quem sofre com problemas respiratórios sabe bem.

Nos próximos meses, as crises alérgicas podem ficar mais frequentes, assim como os casos de rinite, bronquite, sinusite e dermatites.

Conversamos com o pneumologista da Prevent Senior, Dr. Leonardo Cação, que compartilhou dicas valiosas para manter a imunidade em dia na primavera e algumas curiosidades sobre o tema. Confira a seguir.

As variações de temperatura na primavera podem tornar as pessoas mais suscetíveis a resfriados e outras infecções. Como fortalecer o sistema imunológico nesta época?

Leonardo Cação — As variações de temperaturas aumentam os riscos das doenças das vias aéreas, mas há cuidados que ajudam a evitar a sobrecarga do sistema imunológico:

- Mantenha as vacinas em dia

- Beba bastante água

- Garanta uma alimentação completa e saudável

- Mantenha os ambientes ventilados, arejados e frescos

- Evite se expor ao sol entre 10h e 16h

- Use roupas condizentes com a temperatura do dia

- Evite usar carpetes e tapetes nesse período

- Lave roupas e lençóis com mais frequência

E em caso de calafrios ou dificuldades respiratórias, procure atendimento médico.

A chegada da primavera pode ter efeito no bem-estar emocional?

Leonardo Cação — Pode sim, e de modo positivo. A primavera nos dá mais tempo de sol. As temperaturas estão aumentando, mas ainda com clima mais ameno, sem o calor intenso do verão. Esse tempo extra de exposição à luz solar melhora o humor e o bem-estar.

Como a mudança de estação pode afetar o padrão de sono?

Leonardo Cação — Na primavera, as noites passam a durar menos que no inverno, tanto o tempo quanto a qualidade do sono podem ser afetados.

Com o nascer do sol mais cedo, acabamos despertando mais cedo também. Por isso, algumas pessoas precisam ajustar o horário de ir para a cama, a fim de manter as horas de sono recomendadas, no mínimo 7h.

É importante seguir uma dieta saudável e leve, principalmente à noite, para um sono reparador, e praticar atividades físicas. Aproveitar a primavera para fazer atividades ao ar livre ajuda a relaxar e consequentemente as noites de sono também melhoram.