Prevent Senior é condecorada como primeiro Centro de Excelência de Greenlight da América Latina

Prevent Senior é condecorada como primeiro Centro de Excelência de Greenlight da América Latina

26 de março de 2024

Notícias

O procedimento, minimamente invasivo, trata o crescimento exagerado da próstata.

A Prevent Senior foi certificada como primeiro Centro de Excelência de Greenlight da América Latina.

Greenlight, ou laser verde, é um moderno tratamento para a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que tem como principal característica o crescimento exagerado da próstata, também conhecido como próstata aumentada.

O selo concedido pela Boston Scientific, grande fabricante de dispositivos médicos para especialidades intervencionistas, inclui a urologia brasileira no seleto grupo mundial com a certificação — composto por apenas 93 centros.

A empresa criou o projeto de certificação para prestigiar e registrar os maiores e mais importantes hospitais a adotarem a tecnologia com excelência, contemplando aqueles que realizaram o mínimo de 50 procedimentos nos últimos 12 meses e que apresentaram melhora de IPSS (Escore Internacional de Sintomas Prostáticos), após a intervenção, em pelo menos 50%.

Desde 2017 a Prevent Senior realiza cirurgias para tratar a hiperplasia prostática benigna com o laser Greenlight, somando mais de 3 mil procedimentos concluídos até então. Atualmente, são cerca de 50 intervenções por mês no Hospital Sancta Maggiore Santa Cecília.

A operadora é considerada o centro com maior casuística mundial e uma referência no tema, treinando, inclusive, médicos de outros estados, como Pernambuco, Santa Catarina e Piauí.

“A fotovaporização de próstata com Greenlight é um procedimento seguro e eficaz no tratamento da HPB. Possui várias vantagens em relação ao procedimento convencional (raspagem da próstata), como rapidez e segurança na cirurgia, na recuperação e na alta dos pacientes”, esclarece Leandro Gonçalves e Silva, médico coordenador da Urologia na Prevent Senior.

Segundo o médico, o procedimento tem menor chance de sangramento no intra e no pós-operatório, sendo ainda mais vantajoso por não exigir a suspensão de medicações anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários.

Como funciona o Greenlight

O laser Greenlight é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que trata a glândula prostática aumentada. O instrumento utilizado no procedimento é feito de uma fibra fina e delicada que emite laser verde pela ponta.

Ele dispensa incisões (cortes ou furos) e as cicatrizes são evitadas, pois o equipamento acessa a próstata pelo orifício natural uretral (canal uretral) e, então, vaporiza o tecido prostático em excesso.

Benefícios do Greenlight

A técnica permite uma cirurgia tão eficaz quanto a tradicional raspagem da próstata, porém com menos sangramentos e complicações, menor tempo de uso de sonda e internação hospitalar.

A PREVENT SENIOR

Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há 26 anos e conta com ampla rede própria. Os Hospitais e prontos atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer, com cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT