Reumatismo: o diagnóstico precoce pode fazer a diferença

Reumatismo: o diagnóstico precoce pode fazer a diferença

28 de outubro de 2022

Saúde

No Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, preparamos um material especial sobre essa gama de doenças que afeta cerca de 12 milhões de brasileiros

Reumatismo é um termo que engloba mais de 200 enfermidades que atingem músculos, articulações, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos, podendo causar dores intensas, deformação e limitação dos movimentos. As doenças reumáticas têm como característica a inexistência de um trauma e também podem afetar órgãos, como coração, rins, pulmões e olhos.

No Brasil, essas enfermidades já atingem cerca de 12 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde. O dado preocupa, mas acende um alerta para a importância do diagnóstico precoce, foco do Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, lembrado sempre no dia 30 de outubro. As doenças reumáticas, além de terem tratamento, podem ser curadas, dependendo da patologia e seu estágio de evolução. Além disso, também há o aspecto preventivo: ações que reduzem o risco de desenvolvimento do problema.

Essas e outras informações, você encontra aqui no blog. Continue lendo esse conteúdo e compartilhe com quantas pessoas puder!


DOENÇAS REUMÁTICAS: PRINCIPAIS CAUSAS


Entre as principais causas das doenças reumáticas estão o desgaste natural dos tecidos ou dos órgãos. Com o avanço da idade, aumenta a possibilidade de surgimento de problemas nas articulações, tendões, ossos ou em qualquer sistema do organismo.

Existem outros fatores como, por exemplo, a hereditariedade, quando há casos na família, ou até de falhas no sistema imunológico, comuns em doenças autoimunes.

Há também a artrite reumatoide, que pode ser causada por infecções virais e bacterianas, pois vírus e bactérias provocam desequilíbrio no sistema imunológico quando entram em contato com a corrente sanguínea.

Outros causadores das doenças reumáticas são obesidade, sedentarismo, traumatismos e alterações psicológicas, como ansiedade e depressão.



SAIBA IDENTIFICAR ALGUMAS DOENÇAS REUMÁTICAS


Artrose

Artrose é uma condição em que as cartilagens do corpo se desgastam e acabam fazendo com que um osso bata no outro quando a pessoa se movimenta, afetando também os ligamentos.

Costuma ser mais comum no Adulto+ e acomete principalmente joelhos, quadril, coluna e mãos.

Gota

É uma inflamação que atinge as articulações quando as taxas de ácido úrico no sangue ficam acima do normal, o que é chamado de hiperuricemia. Esse aumento nas taxas pode ser resultado da produção em excesso do ácido úrico ou pela eliminação deficiente.

A gota acomete principalmente homens adultos que têm entre 40 e 50 anos de idade, principalmente aqueles com sobrepeso ou obesidade.

Essa inflamação causa dor e inchaço nas articulações dos dedões, tornozelos e joelhos.

Lúpus

É uma inflamação crônica autoimune – o próprio organismo ataca órgãos e tecidos. A medicina reconhece dois principais tipos de Lúpus: o cutâneo, que causa manchas na pele (avermelhadas ou eritematosas), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz do Sol, e o sistêmico, que atinge um ou mais órgãos do corpo.

Fibromialgia

É uma doença que afeta a musculatura, causando dor e outros sintomas como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Pode afetar também a memória e a concentração, e costuma ser mais frequente em mulheres.

As dores causadas pela fibromialgia podem atingir a cervical, tórax, abdome, dorso, lombar, ombros, braços, quadris, coxas e pernas.

Osteoporose

Osteoporose causa perda progressiva de massa óssea, tornando assim os ossos do corpo enfraquecidos e com mais chances de sofrerem com fraturas. Costuma ser mais comum em mulheres depois da menopausa, mas pode afetar também jovens do sexo masculino.

Para saber mais sobre essa doença, leia um material publicado aqui no blog da Prevent que mostra identificar, tratar e prevenir.

Tendinite

É uma inflamação que tem como característica a presença de dor e inchaço. Pode afetar qualquer tendão do corpo, mas costuma atingir mais os ombros, cotovelos, punhos e joelhos.

As causas da tendinite costumam estar relacionadas a fatores como falta de alongamento muscular, postura inadequada, trauma provocado por acidentes ou quedas, atividades esportivas realizadas em excesso ou de maneira inadequada, além de movimentos repetitivos.

Bursite

A bursite é a inflamação de uma “bursa”, uma pequena bolsa preenchida com líquido que fica localizada entre o osso e outras estruturas móveis, como pele, músculos e tendões. O paciente que tem bursite costuma sofrer com dores ao movimentar-se, pois a bursa próxima à pele incha e fica sensível.

A inflamação costuma ocorrer devido ao uso excessivo ou inadequado da parte do corpo afetada.

Febre reumática

Inflamação resultante de uma infecção de garganta por uma bactéria conhecida como estreptococo. A febre reumática pode afetar articulações, coração e cérebro, deixando sequelas cardíacas graves, que podem até levar o paciente a óbito. Costuma ser mais comum em crianças e adolescentes de 5 a 15 anos de idade.

Febre, dor de garganta, caroços no pescoço e vermelhidão intensa, pontos vermelhos ou placas de pus na garganta são alguns sintomas dessa infecção.

Artrite reumatoide

Inflamação crônica que afeta as articulações. Entre os sintomas mais comuns estão dor, vermelhidão, edema e calor, principalmente nas mãos e punhos.

A artrite reumatoide costuma aparecer entre os 30 e 40 anos de idade e tem incidência duas vezes maior em mulheres do que em homens.

A causa dessa doença ainda é desconhecida pela medicina.




Saiba como identificar os principais sintomas



O TRATAMENTO


Como o termo reumatismo engloba várias doenças, o tratamento varia, dependendo da patologia e de seu estágio de evolução - nem todas têm cura.

Os tratamentos podem incluir fisioterapia, medicamentos, práticas de atividades físicas e até dieta rica em alimentos anti-inflamatórios. Para as doenças reumáticas autoimunes, os tratamentos envolvem anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores.

Nos casos de pacientes que apresentam quadros de depressão e ansiedade, o tratamento pode ser complementado com a prescrição de ansiolíticos e antidepressivos.


É POSSÍVEL PREVENIR?


A doutora Juliana Donnarumma, médica reumatologista da Prevent Senior, explica que “as doenças reumáticas, assim como outras enfermidades crônicas, têm tratamento. Se a doença for descoberta no início e tratada de maneira adequada, o paciente pode levar uma vida normal e sem dores, minimizando os riscos de incapacidades físicas”.

No caso das doenças reumáticas, alguns hábitos podem ajudar a prevenir:

- Adotar uma alimentação saudável, rica em ômega 3 e cálcio;

- Praticar atividades físicas;

- Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco;



SOBRE A PREVENT SENIOR


Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, além de Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT

ENTRE EM CONTATO COM UM CONSULTOR. INDIQUE PARA AMIGOS E FAMILIARES.